TECNOLOGIA

producao

Do projeto ao canteiro de obras, o Sistema Wood Frame proporciona um processo tecnológico e inteligente de produção que oferece vantagens na solidez e economia de suas casas. A pré-fabricação de cada segmento é feita dentro de um sistema computadorizado, rápido e preciso, supervisionado por profissionais especializados. A unidade construtiva é gerada de forma completa nesse processo, as paredes já saem da fábrica com todas as instalações, prontas para o acabamento.

montagem

O Sistema Wood Frame traduz o seu projeto em realidade num processo rápido, econômico e limpo. A precisão do sistema computadorizado se reverte em previsibilidade, economia e eficiência.

construcao-seca

O Wood Frame é um método construtivo muito utilizado na Europa e nos EUA e está ganhando seu espaço no Brasil. É um método de construção diferente do convencional, pois dispensa o uso de cimento preparado em obra, os tijolos e as armações convencionais. Pode ser planejada de forma tão racional, que quase não possui desperdício, tendo uma obra seca e limpa, gerando menos resíduos (diminuição de 85% das perdas e consequentemente do lixo gerado) e baixa emissão de CO2 (cerca de cinco vezes menos do que construções convencionais).

As casas são feitas através de perfis de madeira de reflorestamento autoclavado. A madeira oferece resistência estrutural, e seu uso sequestra carbono, ao invés de emiti-lo.

SISTEMA
WOOD
FRAME

O Wood Frame é um método construtivo a seco muito utilizado na Europa, EUA, África do Sul, Japão, Nova Zelândia, Austrália a mais de 100 anos e agora no Brasil. Esse método de construção se diferencia do convencional, pois dispensa o uso de cimento, tijolos e armações. A casa é planejada antes em fábrica assim diminuindo os desperdícios. Tendo uma obra limpa, seca e rápida.

WOOD-FRAME

composição de materiais, com a função estrutural de isolamento térmico-acústico, vedação e acabamento.

1 . Painel estruturado;
2 . isolamento térmico acústico;
3 . osb;
4 . membrana hidrófuga;
5 . placa cimentícia;
6 . placa de gesso acartonado;
7 . acabamento..

parede
vantagens

• Prazo de execução 3 vezes mais rápido
• 60 % da construção é industrializada.
• Tubulações hidráulica e elétrica já prontas de fábrica;
• Fundação: redução de matéria prima, devida a carga ser menor.

menos-impacto

• Redução de 85% nos resíduos de obra;
• Redução na emissão de CO2 em 80% em toda cadeia produtiva;
• Uso de materiais renováveis;
• Sistema de isolamento térmico e acústico;
• Redução no prazo de entrega , 6 meses pronta.

PRINCIPAIS MATERIAIS
UTILIZADOS NESSE SISTEMA

mg-homes-pinos-autoclavador

PINUS AUTOCLAVADO

A madeira que utilizamos para a construção das nossas casas é a Pinus Autoclavado. É proveniente de florestas manejadas de forma responsável, tendo como garantia a certificação FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal). O tratamento da madeira é feito de forma preservativa e realizado em autoclave pelo sistema de vácuo e pressão, que evita a proliferação de fungos e o apodrecimento da madeira, garantindo sua durabilidade por mais tempo.

mg-homes-obs

OSB - PAINEL DE TIRAS DE MADEIRA ORIENTADAS

Trata-se de um produto de grande resistência mecânica, rigidez, propriedades isolantes e qualidade uniforme, que por suas características é tratado como um painel estrutural. O OSB é um painel estrutural de tiras de madeira 100% proveniente de reflorestamento, orientadas em três camadas perpendiculares, unidas com resina resistentes a intempéries e prensadas sob alta temperatura, o que aumenta sua resistência mecânica, rigidez e estabilidade.

mg-homes-gesso-acartonado

GESSO ACARTONADO - DRYWALL

São chapas de gesso com papel cartão em suas faces. Utilizado na vedação das paredes internas e tetos. Aplicado para receber o acabamento final. A vantagem oferecida pelo drywall é a maior precisão e qualidade de acabamento, preparação das paredes para pintura, reduzindo o tempo de entrega.

ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Existem quatro tipos de isolamento que são mais utilizados: lã de rocha, lã de vidro, celulose e isopor.

mg-homes-la-de-rocha

LÃ DE ROCHA

A lã de rocha é um produto isolante formado por uma trama de fibras de materiais pétreos que formam um feltro mantendo entre elas o ar em estado estático. Estas formações de fibras nos permite obter produtos muito leves. A lã de rocha é reconhecida internacionalmente como isolante acústico por sua estrutura flexível e térmico por manter o ar em estado imóvel, Sendo também incombustível devido a sua origem inorgânica. que por sua singular configuração oferece elevados níveis de proteção ao calor, ao ruído e ao fogo.

mg-homes-la-de-vidro

LÃ DE VIDRO

A lã de vidro é um componente fabricado em alto forno a partir de sílica e sódio, aglomerados por resinas sintéticas, desenvolvido especificamente para melhorar o isolamento termo acústico do edifício. Suas principais características são a alta resistência térmica, não perde a eficiência com o passar do tempo, ampla gama de produtos disponíveis no mercado, facilidade de aplicação e é um material incombustível, contribuindo em não propagar o fogo durante uma situação de incêndio. A lã de vidro é do tipo de fibra que não tem nenhuma relação com as fibras de amianto. É classificada como um material não cancerígeno. Também não contribui para a proliferação de ratos, insetos, fungos e bactérias.

mg-homes-celulose

CELULOSE

A celulose é feita a partir de papel reciclado e é submetido a um processo químico que lhe confere características distintivas. Pode ser instalado em tetos e paredes. o produto forma um colchão térmico que cobre e sela toda a área a ser isolada. É um material ecologicamente correto, pois 85% de sua composição provêm de materiais reciclados, o que faz com que sua fabricação consuma muito menos energia.
O isolamento de celulose se destaca pela sua instalação rápida e fácil, funciona também como repelente de insetos, roedores e cupins, além de proporcionar um isolamento acústico e ter uma vida útil de mais de 40 anos. Este tipo de isolamento é tratado com uma solução resistente à chama tornando-a perfeitamente segura para sua casa.

mg-homes-eps

EPS - ISOPOR

O isopor é uma espuma formada a partir de derivados de petróleo, o poliestireno expandido. Ele é Aplicado nas paredes externas para efeito de isolamento térmico e acústico. Por suas características de leveza, é um material fácil de manusear, reduzindo o desperdício. Sendo um produto 100% reciclável.

Principais benefícios na utilização do Isopor:
– Economia de mão de obra na montagem;
– Redução de custos de manutenção e prolongamento da vida útil das estruturas;
– Conforto térmico de alto desempenho.

Sistema de isolamento termoacústico na parede externa:
– Economia nos gastos de energia elétrica para condicionamento térmico de ambiente;
– Material resistente à chama.

mg-homes-fundacao

FUNDAÇÃO

As construções em Wood Frame são mais leves do que uma estrutura convencional, o que alivia a carga a ser suportada pela fundação. No caso de terrenos planos ou pouco acidentados, e dependendo das características do solo, o radier é a solução de fundação mais viável e rápida para ser executada. O radier é um tipo de fundação rasa (com aproximadamente 15 cm de altura), com sapata ou não, baseado em uma espécie de laje de concreto armado, aonde toda a estrutura da construção vai se apoiar. O solo, bem compactado, é preparado com uma camada de brita e as tubulações de elétrica, água e esgoto são executadas antes da colocação da malha de aço e a fôrma que receberá o concreto da fundação. A laje deve ser feita de concreto armado com armadura de aço nas duas direções (armadura dupla).

COMPOSIÇÃO DE PAREDES

No sistema construtivo Wood Frame as paredes são formadas por uma composição de materiais com função estrutural, de isolamento térmico e acústico, de vedação e acabamentos.

mg-homes-parede-externa

Parece Externa

Parece Interna

Parece Interna

COMPOSIÇÃO DO ENTREPISO

mg-homes-entrepiso-interno

PISO DO TÉRREO
Em cima da laje radier é aplicado uma manta para a impermeabilização, uma camada de isopor (5cm) e uma massa autonivelante (4cm) para receber o acabamento final.

mg-homes-piso-terreo
mg-homes-piso-1
mg-homes-piso-2

Colocação de uma espuma (verde) para dilatação entre a parede e o piso.

ESQUADRIAS

MASSA AUTONIVELANTE
As esquadrias podem ser de PVC, alumínio ou madeira, dependendo do projeto. Além de  vidro simples ou duplo para função de isolamento térmico e acústico.

COBERTURA E TELHADO

A cobertura pode ser feita com tesouras de madeira. Após a colocação desta estrutura é utilizado uma membrana (typar), depois são fixadas ripas de madeira e posteriormente a telha cerâmica.

TESOURAS DE MADEIRA
Manta e ripas de madeira, pronto para receber o drywall.

mg-homes-tesouras-1

Na parte externa ao invés de utilizarmos o drywall, utilizamos placa cimentícia.

mg-homes-tesouras-2
mg-homes-cobertura-1

Composição da Cobertura

mg-homes-cobertura-2

BANHEIROS

São utilizadas as mesmas composições das paredes do restante da casa, porém é passado um impermeabilizante.